Streaming de música devora downloads on-demand
O relatório de música da Nielsen (EUA) no primeiro semestre de 2014 mostra o consumo de música digital rapidamente mudando de download para streaming.
O streaming on-demand foi de 42% em relação ao primeiro semestre de 2013, acumulando 70 bilhões no primeiro semestre de 2014. Enquanto isso, as vendas de faixas digitais caíram 13%, para 593,6 milhões e as vendas de álbuns caíram de 11,6% para 53,8 milhões. O relatório sobre as tendências dos EUA (não internacionais) faz a aquisição do Beats pela Apple parecer inteligente, já que o modelo de vendas de download no iTunes está morrendo. Como um todo, as vendas digitais e físicas arrastam as vendas totais de música, além da indústria de streaming, para 3,3%.
De volta ao mundo analógico, hipsters estão causando um sério impacto nas vendas de vinil que cresceu 40% em relação a 2013 para 4 milhões no primeiro semestre deste ano. Esse é o único meio onde as vendas cresceram.
[Update: É importante notar que no exterior, onde o iTunes está disponível em mais de 83 países e serviços de streaming não estão disponíveis, o download pode sobreviver por mais tempo]
Se você usar o multiplicador padrão de 10X para converter as vendas de álbuns para faixas, você recebe um combinado de 1,131 bilhões de músicas vendidas no primeiro semestre de 2014, uma queda de 12% a partir desse período em 2013.
Enquanto os vídeos de música do YouTube tem sido um forte provedor de streaming de música durante anos, o surgimento de aplicativos como o Spotify está fazendo o áudio sob demanda de streaming crescer mais rápido (+50%) do que o vídeo (+35%). Os dois agora são quase do mesmo tamanho, como 33.65 bilhões de canções foram transmitidas no primeiro semestre de 2014, em comparação com 36,64 bilhões de streaming de vídeo de música. A este ritmo, o puro streaming de áudio irá superar streaming de vídeo de música nos EUA até o final de 2014. Internacionalmente, onde muitos dos aplicativos de streaming nem sempre estão disponíveis, o YouTube é provavelmente ainda uma fatia maior do consumo.
Você pode ver o relatório completo de Nielsen aqui:
Nielsen Music 2014 Mid-Year US Report
O estado da música tecnológicaAs mudanças rápidas e recentes da indústria musical fazem mais sentido depois de olhar este relatório. Com a morte do download e o aumento do stream, o poder é para ganhar.
Enquanto o iTunes e, em menor medida a Amazon, determinou a idade do download legal, Spotify, Google Music e Beats estão preparados para reinar sobre a era streaming.
É por isso que a Apple comprou a Beats. Uma fonte próxima aos executivos do iTunes me disse antes da aquisição que a Apple não quis chocar os usuários e a indústria da música por de repente converter o iTunes em um serviço de streaming.
Em vez disso, comprou a Beats para permitir uma transição graciosa, permitindo late-adopters (usuários que levam mais tempo para aderir a novas tecnologias) ficarem com o modelo familiar a la carte de download, enquanto early adopters (usuários que rapidamente aderem à novas tecnologias) mudam para o modelo de streaming da Beats. O Google acaba de adquirir
o Songza, aplicativo de playlist contextual, para reforçar seu Google Music, serviço de streaming sob demanda. Antes o Google era um pouco seco comparado ao Beats que foca em playlists inteligentes para diferentes temas, situações e humor.
O Google Music agora tem uma compreensão mais humana do que as pessoas querem ouvir e quando.
O
Spotify já arrecadou mais de meio bilhão de dólares, tornando-se grande demais para ser comprado pelo Google, Microsoft e Facebook.
A este ritmo vai voar independente em um IPO, no entanto, poderia ser difícil de vender, uma vez que está sobrecarregado com altas taxas de royalties que escalam ao lado de sua popularidade. O Spotify comprou o provedor de dados EchoNest no início deste ano, e agora está experimentando com uma API que permite que os usuários toquem suas músicas do Spotify através de aplicativos de terceiros.
Tornando-se a espinha dorsal legal de streaming de música em toneladas de aplicativos pode fazer sua inscrição mais atraente para os usuários, e eu vejo o desenvolvimento de um ecossistema de aplicativos de nicho de música em torno dele como uma forma de alto potencial para lutar contra os donos da plataforma.
A Samsung está tentando popularizar o seu próprio serviço de música com o Milk, mas como seus telefones rodam o Android, é altamente vulnerável a oferta nativa do Google. Enquanto o Pandora ainda tem uma enorme base de usuários, rádio personalizado tem sido comoditizados e aparafusado na forma do iTunes Radio e a versão suportada por anúncios do Spotify. Enquanto isso, o modelo de licenciamento de Pandora não lhe permite oferecer músicas on-demand, e é por isso que eu prevejo uma luta nos próximos anos.
O SoundCloud oferece streaming de músicas sob demanda e longas mixtapes que os usuários e artistas fazem o próprio upload. Gravadoras têm sido vistas reprimindo a transmissão sem licença através do aplicativo, que está tentando construir o seu próprio sistema de publicidade. Enquanto os fãs de música o veem como um lugar autêntico de se conectar com os artistas, ainda está tentando descobrir como se tornar um negócio bem sucedido. O "YouTube da música" pode se beneficiar ao ser adquirido, embora o Twitter tenha passado a ideia recentemente, que eu acredito que foi porque ele precisava gastar o dinheiro para começar seu próprio quadrado de monetização através da compra de empresas de anúncios e tecnologia.
A Amazon acaba de lançar o seu serviço de música on-demand Prime. Mas ao invés de tentar conquistar os fãs de música, está usando para simplesmente adicionar valor às subscrições Prime que o ajudam a ganhar dinheiro com a venda de bens físicos. É mais uma ameaça aos serviços que cortejam ouvintes casuais como o Pandora, que só querem ouvir alguma coisa e não são muito exigentes. É esperado que YouTube lance o seu serviço de streaming de música on-demand em breve como um complemento para o seu streaming de vídeo de música de anúncios que recebe pouca imprensa, mas é extremamente popular, especialmente com crianças. Enquanto o serviço on-demand tem uma subida íngreme e difícil pela frente já que o Google tem seu serviço nativo Music All-Access para promover, seus vídeos baseados em navegadores gratuitos reduz a necessidade de pagar por um aplicativo de música.
Em 15 anos passamos de CDs para a pirataria do Napster para downloads do iTunes a rádio Pandora para o streaming de música em vídeo do YouTube para aplicativos de streaming de áudio do Spotify.
Talvez, a próxima mudança será finalmente ver as gravadoras afrouxando suas garras e permitindo uma infinidade de aplicativos de música para florescer em cima de alguns detentores de direitos legais para que todos possam ter uma experiência de audição.