Quer se livrar daqueles torpedos indesejados que as empresas mandam para seu celular? E as ligações insistentes?
Muitos usuários desconhecem formas de bloquear ligações e SMS. A falta de paciência do brasileiro com esse tipo de serviço não solicitado domina a maioria dos estados do país. Mas a boa notícia é que o passo a passo é mais simples do que parece:
SMS E LIGAÇÕES
A resolução 477 da Anatel, de 2007, e a lei estadual 4863, de 2006, garantem ao cliente optar por receber ou não mensagens de texto e solicitar suspensão do serviço. Queixas pelo telefone 1331 ou no site da agência (www.anatel.gov.br)
CONTRATO
A Anatel aprovou, em 20 de fevereiro, norma que garante, a partir de julho, cancelamento automático do contrato de telefonia, banda larga ou TV por assinatura. A operadora terá até dois dias úteis para efetivar a decisão. Em cancelamento via atendente, o serviço deve ser encerrado de imediato.
CLARO
Para cancelar o recebimento de mensagens e serviços, o cliente deve enviar a palavra "sair" para 888, ou solicitar o bloqueio pelo canal 1052.
TIM
Sobre torpedo/SMS promocional, o cliente pré-pago é perguntado se quer recebê-los ao realizar a primeira ligação. Também é possível solicitar bloqueio enviando SMS com a palavra "sair" para o 4112 ou ligando para *144.
OI
Basta enviar SMS com a palavra "sair" para o número 55555 ou desativar o serviço pelo portal de relacionamento Minha Oi.
VIVO
O cancelamento de SMS pode ser feito pelo portal www.vivo.com.br, pelo *8486, nas lojas e até por SMS.
GVT
Suspensão do contrato pode ser feita pelo site www.gvt.com.br/portal/site/minhagvt/faleComGvt