Segundo pesquisa do Ibope e-commerce, nova unidade do Grupo Ibope especializada em métricas sobre o comércio eletrônico no Brasil, dos 100 milhões de internautas brasileiros, 61% visitaram pelo menos uma loja online no mês de agosto deste ano.
Segundo pesquisa do Ibope e-commerce, nova unidade do Grupo Ibope especializada em métricas sobre o comércio eletrônico no Brasil, dos 100 milhões de internautas brasileiros, 61% visitaram pelo menos uma loja online no mês de agosto deste ano.
A nova empresa, que acompanhará os grandes números do setor e também o comportamento dos consumidores virtuais, também constatou que smartphones representam 65% dos aparelhos utilizados para busca de informações sobre produtos e serviços de comércio eletrônico no país.
Nos primeiros seis meses de 2013, os homens responderam por 51% das transações online, sendo que o segmento AB ainda representa a maioria deste universo, com 64% das compras efetivadas pela web, embora a classe C esteja em ascensão. Internautas com idades entre 15 e 34 anos constituem 62% dos consumidores virtuais do país.
O Ibope e-commerce identifica, ainda, que os setores que mais venderam produtos pela internet nos primeiros seis meses de 2013 foram Cultura (26%), vestuário e calçados (15%) e informática (7%). Em faturamento, o setor de eletrônicos obteve o maior índice, com 23%, sendo que o preço médio por compra foi de R$ 1.263.
Hugo Fracasi e Marcos Freitas